Coleção Mercy Thompson da Patrícia briggs
- Claudia Santos
- 10 de set. de 2018
- 4 min de leitura
Não sei quanto a vocês, mas eu adoro personagens femininas independentes e com uma personalidade forte, aquelas personagens que ligam o botão “foda-se” mas que por dentro são como algodão doce. Juntamos a isto uma pitada de sobrenatural com lobisomens, vampiros, mulheres que se transformam em coiotes… e temos a coleção “Mercy Thompson” da Patricia Briggs publicada pela “Saída de Emergência”.
Esta coleção marcou o meu percurso literário, uma vez que é aquele género de livro em que no final do primeiro capítulo já estas apaixonada pelas personagens todas, que quando dás por ti já são quatro da manhã e ainda estás agarrada a ele porque é impossível descolá-lo das mãos. Com a Mercy fazemos uma viagem em que conhecemos um mundo onde, à semelhança de muitaaaas coleções, criaturas sobrenaturais vivem entre nós. Contudo, o que diferencia esta coleção das restantes é que não há o típico confronto entre seres humanos e criaturas sobrenaturais que os escritores deste género literário parecem adorar fazer quando já não sabem o que inventar. A autora teve a capacidade de fazer uma integração perfeita do sobrenatural na vida real. A historia não fica “pesada”. Nunca temos a mínima impressão de que vá haver uma grande guerra em que só um deles vai sobreviver. É claro que há uns pequenos confrontos entre seres humanos e criaturas sobrenaturais , mas a historia nunca se foca muito nisso isso, é algo secundário no enredo. O que realmente interessa no livro é a vida da Mercy que nunca é aborrecida! Vamos ser honestos a Mercy consegue entrar sempre em sarilhos!!!!

Existem seis livros traduzidos em Portugal:
· O apelo da lua
· Vínculo de sangue
· Beijo de ferro
· Cruz de ossos
· Segredo de prata
· O diabo do rio
(SPOILER ALERT)
A coleção inicia-se com “O apelo da lua”. Neste livro ficamos a conhecer a nossa personagem, a sua historia, o seu passado, o porquê de ela ser como é…Mercy é uma caminhante (género metamorfo) que se transforma em coiote, que foi criada por uma comunidade de lobisomens, mas a verdadeira historia começa quando o seu vizinho (o alfa local) é baleado e fica quase às portas da morte. Desesperada e sem saber em quem confiar Mercy leva-o para a comunidade onde foi criada e embarca numa aventura para descobrir quem o fez e porquê. Claro que no meio disto temos os hilariantes diálogos entre ela e Adam (o alfa), que sendo um poderoso alfa, e vamos ser honestas o “típico” homem, não quer a sua ajuda… No meio de toda esta aventura Mercy pede ajuda à comunidade vampira ficando a dever um favor a estes. E é nesse mesmo favor que se baseia o segundo livro. Mercy passa de resolver problemas de lobisomens para entrar num conflito de vampiros. Mais uma vez ela terá de resolver problemas que não são dela. O terceiro livro para mim foi o melhor! Nele encontramos uma nova faceta da Mercy, uma vez que a personagem passa por uma situação traumática a e a forma como ela a ultrapassa é bastante interessante, mostrando a força da nossa personagem principal. Ao mesmo tempo o apoio que recebe por parte do Adam (sabem o alfa mal disposto que referi lá em cima? Sim esse mesmo!) torna o livro ainda mais interessante. Já o pior, na minha opinião, foi “o Diabo no rio” (6ºlivro). Pelo que já li este foi, para muitas pessoas, o melhor e ,por isso, sinto-me na obrigação de justificar esta minha opção… É difícil escolher um “pior” porque são todos muito bons. O livro focou-se na Mercy e no Adam, o que faz sentido porque é a lua de mel deles. Ao mesmo tempo vieram novas personagens, revelações chocantes, ação e aventura (como sempre), mas eu senti saudades das outras personagens, das maluquices da jesse, o Kyle, o Warren, a alcateia…
“O diabo no rio”, último livro traduzido aqui em Portugal, acaba bem, ou seja, sem “pontas soltas”. No entanto, a coleção tem continuação para além dos seis livros traduzidos.
Livros que não foram traduzidos:
· Frost Burned
· Night Broken
· Fire Touched
· Silence Fallen
Pois é 4 livros (até agora) por traduzir que pelos vistos não vão ser traduzidos. Estou há seis anos com esperança de que a editora decida que afinal vai continuar a coleção e que não vai deixar os fans num total desespero e ansiosos por viver com Mercy a sua próxima aventura… Mas não passa disso: ESPERANÇA, uma vez que a resposta que recebi da editora quando perguntei a data de lançamento do próximo livro foi que não iam traduzir mais.
A pergunta de ouro agora é: Vale apena ler a coleção sabendo que vai estar incompleta?
VALE!! Provavelmente estão a pensar que sou masoquista… mas como já referi o livro “Diabo no rio” acaba sem pontas soltas, ou seja não vais ficar com nada por resolver. Se eu não soubesse que tem continuação poderia muito bem acreditar que a história acaba ali. Para além disso, só o facto de poder conhecer todas estas personagens, ver o amadurecimento das suas relações e poder “viver” com elas já vale tudo.
Comentários