Colecção Mortal
- Claudia Santos
- 2 de ago. de 2018
- 5 min de leitura
Quem me conhece sabe que sou uma grande fã da Nora Roberts. Esta coleção escrita sobre o seu pseudónimo j.d.robb é ,como sempre, uma obra prima. Quando a coleção foi lançada a escritora queria que as pessoas lessem os livros pelo conteúdo da história e não pelo facto de ser escrito pela Nora Roberts, que já na época era uma febre literária. Assim sendo lançou-o sob um pseudónimo. Como já era de esperar os livros foram um sucesso, provando assim que os records de vendas da autora se deviam ao seu talento com a escrita, pela capacidade de fazer o leitor querer “beber” cada palavra, e não pela sua fama. A coleção rapidamente recebeu a sua própria base de fãs e tornou-se um livro lido e amado ao redor do Mundo. Acho que podemos mesmo afirmar que a Eve e o Roarke são um dos casais emblemáticos da literatura atual.
A coleção mortal é uma das minhas preferidas. Adoro todas as personagens, os seus mistérios, o suspense, o romance, adoro sentir-me dentro do livro, envolvida na história daquela forma especial que só a Nora Roberts nos consegue fazer sentir.
Para quem está “perdido”, deixem-me explicar melhor pois sinto que me entusiasmei. A coleção mortal é uma serie de romance policial futurístico, que ocorre no ano 2058. Nem parece assim tão distante, até nos lembrar-mos que o primeiro livro foi lançado em 1996… O livro fala da vida de Eve Dallas, uma policia do departamento de nova Iorque que trabalha no departamento dos homicídios. Cada livro da coleção é um crime diferente, um novo mistério, e um grande quebra cabeças, no entanto Eve Dallas sendo a ótima policia que é dá sempre o seu melhor e está sempre à altura dos “vilões”. Para além da parte criminal os livros abordam a vida intima da personagem principal, onde vamos acompanhando a sua historia de amor com o maravilhoso Roarke.
Eve é a personagem mais forte e independente que já conheci através do nosso mundo literário. Teve uma infância muito difícil onde sofria abusos físicos e psicológicos da parte de quem deveria cuidar dela (pais e mais tarde casas de adoção). Ao longo da coleção podemos ver o quanto isto afetou o seu carácter e a tornou na pessoa que é: alguém sempre pronta para defender os inocentes e descobrir a verdade, o que vamos admitir são ótimas características para uma policia!! 😉
Com um passado igualmente traumático Roarke levou um caminho diferente. Enquanto que Eve leva o seu passado como motivação para parar as injustiças e descobrir a verdade por trás de um homicídio, Roarke luta para sair da pobreza e nunca mais passar dificuldades, usando a sua inteligência e artimanhas para subir na vida, tornando-se um homem muito rico e influente. Isto faz com que se cruze muitas vezes nas investigações de Eve. Uma escolha estranha para ser marido de uma polícia, não é?
O próprio Roarke estranha a atração que sente por Eve quando a conhece (Nudez Mortal), por esta ser polícia, e ao longo da coleção vamos perceber que nem todos os negócios são limpos… Mas, apesar das diferenças são o casal perfeito que nos deixa a suspirar e a pensar “porque não tenho um Roarke para mim?”. Eles completam-se e estão sempre lá um para o outro!!
Poderia continuar a escrever o quanto adoro a Eve e como quero roubar o seu marido (desculpa Eve), mas tenho medo de me estar a alongar e dar muitos spoilers. Para quem não conhece a coleção deixo a lista dos livros publicados em Portugal, bem como a sua ordem de leitura.
A coleção original (em inglês) já conta com quase 50 livros, no entanto traduzidos em Portugal temos apenas 19.
Coleção Mortal publicada até agora:
· Nudez Mortal
· Glória Mortal
· Fama Mortal
· Êxtase Mortal
· Cerimónia Mortal
· Vingança Mortal
· Oferenda Mortal
· Conspiração Mortal
· Lealdade Mortal
· Testemunha Mortal
· Julgamento Mortal
· Traição Mortal
· Sedução (Mortal)
· Encontro Mortal
· Pureza Mortal
· Retrato Mortal
· Imitação Mortal
· Dilema Mortal
· Visão Mortal

Aspetos negativos:
Bom esta coleção é ótima, mas aqui em Portugal muito difícil de completar. Após o meu trauma com uma coleção que a editora simplesmente parou de traduzir os livros (pesadelo não é?) evitei começar coleções com mais de 4/5 livros. No entanto uma amiga emprestou-me três livros da coleção mortal e eu cai de amores. Simplesmente sabia que tinha de ter esta coleção, assim sendo embarquei na aventura de a fazer, mesmo correndo o risco da editora simplesmente parar de traduzir e ficar com ela eternamente por acabar.
Mas afinal qual foi a grande dificuldade?
Os primeiros livros da coleção não se encontram em lado nenhum! Eu corri tudo à procura, fui a todas as livrarias de lisboa, procurei em todos os sites, procurei no próprio site da editora… NADA!! Só encontrava a edição de bolso…
Devo confessar que desanimei, e por um tempo parei de procurar, mas depois, em 2017, saiu o livro “Imitação Mortal” e sempre que ia a uma livraria ficava a olhar para ele, afinal já tinha tido um gostinho da história... não resisti e comprei o livro. Pode parecer cliché mas sempre que olhava para a prateleira ele estava tão sozinho… foi nesse momento que eu voltei "à caça".
Já que a editora já não faz mais os primeiros livros e consequentemente as livrarias não os têm à venda, decidi procurar alternativas! Pensei mandar vir do Brasil pois sei que lá a coleção está mais avançada que aqui e que não existe problemas com a disponibilidade dos livros, mas com os portes ficava muito caro para mim. Propuseram-me que lesse em inglês, mas para ser honesta sou muito lenta a ler em Inglês e não acho que conseguiria apreciar o livro da mesma forma. No final a minha mãe teve a excelente ideia de comprar em segunda mão, mas mesmo ai tivemos problemas! Algumas pessoas, como sabiam que estes livros estavam esgotados estavam a vende-los muito caro, quase ao preço de um novo, ou até mais. O primeiro livro da coleção foi o mais difícil de encontrar, pois sempre que eu entrava em contacto já tinha sido vendido... Felizmente encontrei todos a um preço razoável e surpreendentemente em bom estado! A minha coleçao está quaseee completa (palmas para mim)!!
Além do facto dos primeiros livros serem impossíveis de encontrar, a editora está sempre a mudar as encadernações e isso faz com que pareça que tenho várias coleções na prateleira e não uma só. Não é feio, mas é chato porque perde um pouco da sua piada, e temos de admitir todas gostamos de ver uma coleção grande com as capinhas ordenadas, bonitinhas e a condizer.

Apesar de tudo, no fim valeu a pena pois como já afirmei é história é espectacular e a Nora Roberts sabe definitivamente como escrever um policial. O facto de ter procurado tanto a coleção só faz com que eu dê mais valor a ela, pois por mera preguiça de procurar os livros poderia nunca vir a conhecer uma das melhores series da nossa geração. Quem corre por gosto não cansa :P
Comments