Os piores pesadelos de um leitor
- Margarida A. Carapinha
- 30 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Bem, nem sei por onde começar. Nós, os leitores, somos seres atormentados... Quem nunca passou pela experiência de querer muito um livro e não ter dinheiro para o comprar? Pois é, eu sei, é mau, muito mau. Na verdade, nós leitores nunca temos muito dinheiro disponível. Todas as nossas poupanças acabam por cair nas mãos das livrarias que enriquecem às custas de verdadeiros viciados em livros! Como se isto não fosse suficientemente mau o pesadelo torna-se ainda pior... Os suores começam, o coração acelera, a respiração torna-se irregular quando o nosso tão esperado livro esgota. Isso mesmo! Andamos nós tão felizes a fazer colecções e quando finalmente temos dinheiro para adquirir o livro seguinte informam-nos cordialmente que o livro se encontra "temporariamente" indisponível ( não queiram saber do desespero da Claudia com a colecção mortal...) É por isso que agora mal veja que os livros estão a esgotar vou a correr à Bertrand encomendar as últimas unidades, mesmo quando as minhas poupanças estão a "dar as últimas". Acham que ficamos por aqui? A lista é longa, bem longa! Aqui vai mais uma : um leitor é uma pessoa tipicamente incompreendida. Não percebem o que quero dizer com isto? Aqui têm um exemplo: " Como é que tens paciência para ler tanto?", "Não te chegam os livros que têm?", "Despacha-te, estás há horas a escolher livros". Não é fácil ser leitor nos dias de hoje. É igualmente mau quando chegamos a uma livraria e não sabemos que livro comprar. É tão difícil escolher um só... E quando trazemos mais do que um livro toda a gente fica a olhar para nós como se fossemos extraterrestres. Paciência, conseguimos viver com isso!
Nós os leitores somos pessoas impacientes. É horrível quando os livros que fazem parte de colecções demoram eternidades a serem publicados ( George R. R. Martin esta é para ti). Pior ainda é quando a colecção não é economicamente viável e os livros seguintes não chegam a ser publicados. Somos igualmente pessoas muito exigentes! É um autêntico pesadelo quando as adaptações de cinema são um desastre. Aliás, não é preciso que sejam um desastre, uma vez que a nossa frase favorita quando vamos ao cinema é " O livro é muito melhor! Como é que deixaram escapar isto no filme?". Mas já agora, devo mesmo dizer que a adaptação do filme de "Anna Karénina" foi verdadeiro um desastre!
Tantos tantos pesadelos que nós leitores temos... Spoilers, pessoas que não devolvem livros emprestados, falta de espaço para guardar tantos livros... Mas a verdade é que somos realmente afortunados! Aprendemos tanto com aquilo que lemos, temos sempre um amigo ao pé de nós, experimentamos tantas culturas e épocas diferentes! Enfim, é caso para dizer "Depois da tempestade vem a bonança" :P
E vocês leitores, têm algum pesadelo que eu não abordei? Se sim, não se esqueçam de comentar!
Boas leituras!!

Comments